O especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna utiliza essa técnica moderna e inovadora para tratar diversos tipos de doenças, inclusive as da coluna.
Os danos causados aos tecidos e músculos próximos à incisão (corte) são menores por serem menos agressivos.
Além disso, uma cirurgia minimamente invasiva possibilita recuperação mais rápida, o risco de complicações pós-operatórias é mais baixo, haja vista que as incisões são menores – em alguns casos, os cortes quase não são visíveis, pois são muito pequenos, feito através de agulhas, com o auxílio endoscópio ou microscópio.
Atualmente os especialistas em cirurgia minimamente invasiva da coluna utilizam o que tem de mais moderno no mundo cirúrgico.
Nos últimos 20 anos, as técnicas ganharam destaque, pois se mostraram eficientes, trazendo diversos benefícios ao paciente, como:
- Menor lesão tecidual;
- Alta hospitalar precoce;
- Menor risco de infecção;
- Menor perda sanguínea;
- Melhor resultado estético;
- Menos dor no pós-operatório.
Cirurgia minimamente invasiva da coluna: quais são as indicações?
Em primeiro lugar, a cirurgia minimamente invasiva da coluna consegue preservar as estruturas que estão ao redor da coluna e pode ser feita pelo ortopedista especialista em Coluna para tratar várias doenças, principalmente as degenerativas, como hérnias de disco e osteófitos (bicos de papagaio), por exemplo.
Então, o método também pode ser empregado para tratar fraturas, tumores e deformidades da coluna, etc.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnias de disco: conheça algumas
Em segundo lugar, existem diversas opções de procedimentos minimamente invasivos para coluna e, como já citado, cirurgias minimamente invasivas.
Sendo assim, no geral, os procedimentos menos invasivos têm como objetivo eliminar ou reduzir a dor crônica, o que pode ser feito através de infiltrações.
Uma cirurgia minimamente invasiva da coluna é mais abrangente, além de aliviar a dor, visa tratar um problema que provoca restrição física, por exemplo.
Portanto, confira abaixo alguns métodos cirúrgicos minimamente invasivos que podem ser feitos pelo ortopedista especialista em Coluna para doenças degenerativas, como a hérnia de disco.
Cirurgia minimamente invasiva da coluna: Microcirurgia
Para realizar este procedimento, o especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna utiliza um microscópio cirúrgico e faz uma pequena incisão na pele.
Da mesma forma, essa cirurgia na coluna minimamente invasiva é utilizada para remover o disco e cauterizar os nervos próximos à hérnia, aliviando a dor.
Na mesma linha, a microcirurgia é uma técnica consagrada no tratamento cirúrgico de qualquer tipo de hérnia de disco, sendo feita há vários anos em Goiânia.
Cirurgia minimamente invasiva da coluna: Cirurgia endoscópica
Cirurgia minimamente invasiva utilizada para remover quase todos os tipos de hérnias de disco.
Então, através de uma pequena incisão, o ortopedista especialista em Coluna insere uma cânula, pela qual passa um dispositivo com uma pequena câmera acoplada.
Cirurgia minimamente invasiva da coluna: Rizotomias por radiofrequência
Essa cirurgia minimamente invasiva da coluna é simples e segura. Por meio de agulhas especiais (eletrodos), inseridas em pontos estratégicos, o ortopedista especialista em Coluna cauteriza o nervo, eliminado a dor local – a parte do nervo responsável pela força e sensibilidade é preservada.
O procedimento é indicado para:
- Tratar hérnias de disco
- Dor crônica da coluna vertebral
Os procedimentos contam com anestesia local e sedação.
Procedimentos que o especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna realiza
Os procedimentos minimamente invasivos para coluna são feitos por via percutânea e com anestesia local, sem que haja necessidade de internação.
Ou seja, procedimento é feito para:
- Reduzir a dor
- Identificar a fonte de dor
Basicamente, os procedimentos minimamente invasivos para coluna consiste em injetar (infiltrar) medicações ou anestésicos diretamente na coluna, diminuindo o processo inflamatório.
A cifoplastia também é um procedimento minimamente invasivo para a coluna.
Assim, neste método, o ortopedista especialista em coluna injeta cimento ósseo exatamente na vértebra fraturada.
Então, o especialista coloca um balão ortopédico dentro do osso, quando o balão infla, a vértebra consegue se expandir.
Em suma, quando isso acontece, o cimento é injetado na cavidade criada pelo balão. Esse procedimento é realizado sob sedação anestésica e anestesia local.
Referências
Minimally Invasive Spine Surgery: Techniques, Evidence, and Controversies
https://www.thieme-connect.de/products/ebooks/lookinside/10.1055/b-0034-92543
Minimally Invasive Orthopedic Surgery: Arthroscopy
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3117522/
Tags relacionadas: #cirurgia na coluna cervical e perigosa #endoscopia da coluna #preço infiltração na coluna #cirurgia de hérnia de disco