Como anos de experiência no tratamento de patologias da coluna vertebral, tenho observado um aumento significativo nos casos de protrusão discal entre pacientes de diferentes faixas etárias.
Esta condição, que afeta significativamente a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo, ainda gera muitas dúvidas e preocupações entre os pacientes.
Ao longo de minha prática clínica como ortopedista de coluna, percebi que quanto mais informado o paciente está sobre sua condição, melhor é sua adesão ao tratamento e, consequentemente, seu prognóstico.
Por isso, decidi compartilhar informações essenciais sobre a protrusão discal, abordando desde suas causas até as mais recentes opções de tratamento disponíveis.
O que é protrusão discal?
A protrusão discal é uma condição que ocorre quando o disco intervertebral, estrutura que atua como amortecedor entre as vértebras da coluna, sofre um abaulamento para além de seus limites normais.
Diferente da hérnia de disco, onde há ruptura do anel fibroso, na protrusão, o disco apenas se projeta para fora de sua posição natural, mantendo sua estrutura intacta.
Quais são os sintomas da protrusão?
A dor na região das costas com certeza é o sintoma mais comum, mas os sintomas não se limitam apenas a esse fator.
Devido ao fato de o disco sair para fora do espaço limitado em que está contido, isso pode acabar pressionando a medula espinhal.
E é justamente essa compressão do nervo que é capaz de provocar sintomas de dor e agravar a protrusão.
A protrusão pode acometer diversas áreas, como a região cervical, torácica e lombar, sendo que os sintomas mais comuns são:
- Formigamento;
- Dor local;
- Limitação de movimento.
No entanto, é interessante que você saiba que, a depender da região em que a protrusão ocorre, pode haver alguns sintomas mais específicos.
Sintomas da protrusão discal cervical
No caso de protrusão discal cervical, o paciente pode apresentar dor no ombro, braços e pescoço.
Além disso, esse tipo de protrusão pode contribuir para a deterioração da habilidade motora fina das mãos.
Sintomas da protrusão discal torácica
Nesse caso, é muito comum o paciente sentir dor na região torácica sempre que for tossir ou espirrar, por exemplo.
Sintomas da protrusão discal lombar
Além de dores nas costas e na região lombar, o paciente pode sentir formigamento e déficit de força muscular nas pernas.
No entanto, também é comum sentir formigamento nos glúteos, região genital e dificuldade para caminhar.
Dentre as áreas mais comuns de ocorrer a protrusão discal, a cervical e lombar estão mais propensas a esse problema.
Simplesmente por serem as duas áreas mais flexíveis da coluna, fazendo com que sofram maior impacto.
Quais são as causas da protrusão de disco?
Os motivos para se ter protrusão são bem extensos, na verdade. Alguns hábitos ou mesmo o tipo de trabalho podem contribuir para que a pessoa desenvolva esse problema.
Pessoas que se submetem a locais com constante vibração, por um tempo muito longo, tem maior predisposição, como é o caso dos motoristas.
Alguns casos de protrusão ainda podem ocorrer devido ao fato de carregar muito peso, sobrecarregando a região. Veja outros hábitos que podem contribuir:
- Girar ou inclinar o tronco de maneira frequente;
- Postura de trabalho sentada e parada por muito tempo.
Mas, com o envelhecimento, também ocorre perda de lubrificação dos discos intervertebrais, o que facilita o desgaste dos discos.
Sendo assim, o envelhecimento também é um fator de risco para o desenvolvimento da protrusão.
Como é feito o diagnóstico?
Assim que o paciente procura um médico ortopedista, o profissional deve fazer a análise sintomatológica, isto é, avaliar os sintomas que apresenta.
As suspeitas de protrusão discal surgem logo nesse momento, mas o médico solicitar alguns exames de imagem, tais como:
- Ressonância magnética;
- Raio-x;
- Tomografia.
Por meio desses exames, o médico consegue observar o local exato da coluna em que há protrusão.
Protrusão de disco tem cura?
Na maior parte das vezes, a protrusão discal não tem cura. Mas, para manter a qualidade de vida, é vital que o paciente comece a adotar alguns hábitos saudáveis.
O tratamento adequado é capaz de controlar os sintomas e evitar que o problema se agrave, ocasionando em uma hérnia de disco
Além disso, pacientes que procuram o tratamento conservador o quanto antes, têm mais chances de terem uma melhor qualidade de vida.
Fazer algum programa pós-tratamento, como RPG ou Pilates, por exemplo, é de grande ajuda, haja vista que contribuem para evitar crises de dores.
Então, por mais que não haja cura para a protrusão discal, procurar por um médico é fundamental para prevenir sintomas e a progressão da doença.
Conclusão
A protrusão discal é uma condição tratável que requer atenção de um ortopedista especialista e cuidados adequados.
Com o diagnóstico correto e tratamento apropriado, é possível controlar os sintomas e melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente.
A prevenção através de hábitos saudáveis e exercícios adequados continua sendo a melhor forma de evitar esta condição.
Mas se você mora em Goiânia e suspeita de protrusão discal, nada melhor do que contar com o suporte de especialistas na área para obter o diagnóstico correto e o tratamento de acordo.
Portanto, agende uma consulta conosco agora mesmo, pois quanto antes começar a tratar, melhores são os prognósticos.