Cirurgia na coluna por vídeo em Goiânia: conheça esse procedimento

cirurgia-da-coluna-por-video-goiania

Você sabia que existem alguns casos que se torna possível realizar uma cirurgia na coluna por vídeo conhecida como cirurgia endoscópica da coluna?

Desse modo, estamos falando de um procedimento que vem crescendo bastante, e que promete ser uma tendência para cirurgias na região da coluna.   

Diante disso, a cirurgia endoscópica surgiu como uma tecnologia totalmente a favor dos seus pacientes, sendo de última geração, e proporcionando um procedimento menos invasivo, revolucionando os tratamentos na região da coluna.

Logo, para aqueles que temem com os procedimentos padrões para cirurgia na coluna, esse veio para revolucionar, e mudar tudo aquilo já conhecido pelos especialistas.

No entanto, você sabe como esse procedimento funciona? Quais as vantagens para os pacientes? Qual o investimento necessário?

Portanto, para que você possa ficar por dentro desse procedimento, falaremos tudo a respeito da cirurgia endoscópica da coluna.

Cirurgia na coluna por vídeo o que é e como funciona?

A Cirurgia na coluna por vídeo, ou cirurgia endoscópica da coluna, é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, e de última geração, que revolucionou o tratamento de distúrbios nas costas e pescoço.

Assim, nesse procedimento, são utilizados pequenos tubos através de cortes de pele com milímetros de comprimento, auxiliados por uma câmera de alta definição (chamada de endoscópio) para visão.

Dessa forma, através dessa câmera, o médico especialista consegue tanto observar a região que necessita do procedimento, e também realizar o processo.

Ou seja, tudo sem precisar de cortes na pele, ou de quaisquer outros procedimentos que podem ser muito invasivos.

Até porque, estamos falando de uma região anatômica profunda, que em grande parte das vezes requer longas incisões na pele, ampla dissecção do tecido e muitas vezes até mesmo remoção óssea significativa.

Nesse sentido, estamos falando de um procedimento realizado de uma maneira totalmente diferente do habitual, que acaba oferecendo benefícios a mais aos pacientes.

Benefícios de uma cirurgia na coluna por vídeo?

Um paciente que tem a possibilidade de realizar uma cirurgia endoscópica da coluna, consegue ter uma série de benefícios em cima do procedimento padrão.

Os principais são:

  • Os afastadores tubulares reduzem a necessidade de cortar os tecidos moles (por exemplo, lesão ou lesão do tecido da pele ao músculo);
  • Menos perda de sangue;
  • Menos desconforto ou dor pós-operatória;
  • Recuperação e cura rápidas;
  • Pequena perda de sangue;
  • Preservação do movimento normal da coluna;
  • Recuperação imediata;
  • Menos dor;
  • Menos medicamentos;
  • Melhores resultados clínicos gerais;
  • Menos complicações;
  • E dentre outros.

Hoje, a cirurgia na coluna por vídeo acaba sendo bastante procurado, principalmente graças aos seus benefícios.

O procedimento acaba sendo bastante revolucionário no tratamento dos distúrbios da coluna vertebral.

Assim, mesmo que não seja um procedimento simples, o seu pó cirúrgico pode ser um pouco mais tranquilo, onde às vezes depois do procedimento, pode ser necessário apenas um curativo simples, para cobrir as áreas que receberam os pequenos cortes.

São raros os casos que requerem anestesia geral, podendo ser necessário que o paciente permaneça em observação, principalmente para o alívio do sedativo.

Por fim, vale lembrar que a cirurgia endoscópica na coluna, possui um grande potencial de recuperação rápida, onde na maioria das vezes, os pacientes já se encontram reabilitados para realizar suas funções, como comer, beber, andar e ir ao banheiro, sem necessitar de longos períodos de internação.

Quais os riscos da cirurgia na coluna por vídeo?

Por mais que seja um procedimento com menos cortes, esse procedimento ainda possui certos riscos, principalmente por ser um tipo muito novo e às vezes até mais complexo.

Aqui no Brasil, poucos cirurgiões executam técnicas da cirurgia endoscópica da coluna com regularidade para serem totalmente profissionais no ramo.

Além disso, estamos falando de algo que ainda vem aprimorando suas técnicas, sendo uma grande tendência para os próximos anos.

Portanto, antes de qualquer coisa, procure um médico especializado e que tenha experiência com esse tipo de tratamento.

Quando a cirurgia na coluna por vídeo não é indicada?

É importante que você saiba, que nem sempre esse tipo de cirurgia acaba sendo indicado.

Dessa forma, esse procedimento pode não ser apropriado para todas as indicações de cirurgia da coluna, como escoliose, instabilidade da coluna, câncer ou trauma.

Assim, o médico especialista em coluna, pode recomendar um procedimento tradicional de coluna aberta ou minimamente invasivo.

Então, antes de pensar em realizar o procedimento, é essencial procurar um médico, para analisar essa possibilidade no seu caso.

Como é feita a cirurgia na coluna por vídeo?

O processo para a realização da cirurgia endoscópica na coluna é bastante simples.

Diante disso, confira a seguir, como é feita a cirurgia na coluna por vídeo:

  1. Primeiramente, o paciente será preparado para a cirurgia, incluindo a administração de uma sedação anestésica, ou em raros os casos, junto com a anestesia geral, para bloquear a dor.
  2. Depois, é feito um corte pequeno, de 1 polegada ou até menos, e um tubo (da largura de um lápis) é inserido.
  3. No tubo inserido, existe uma câmera que captura e projeta imagens em tempo real do local da cirurgia em um monitor na visão direta do cirurgião.
  4. A câmera endoscópica auxilia e orienta o cirurgião durante o procedimento cirúrgico
  5. Por fim, depois do cirurgião realizar o procedimento naquela área necessária, a câmera e o tubo são removidos, e será feita uma sutura e um pequeno curativo no local.

Como já citamos, em grande parte das vezes, o cirurgião consegue realizar todo o processo em um curto espaço de tempo, que circula em média de 1 hora.

Quanto custa uma cirurgia na coluna por vídeo?

Cirurgia endoscópica da coluna custa a partir de 30.000,00 reais (2021), incluindo anestesia, diária, internação, centro cirúrgico e dentre outros.

Hoje, o SUS (Sistema único de Saúde) ainda não cobre esse tipo de procedimento.

Mas, A ANS (Agência Nacional de Saúde) hoje já autorizou esse tipo de procedimento, sendo uma condição bastante favorável para que todos os planos de saúde comecem a autorizar.

Atualmente, alguns planos de saúde já liberam, como a UNIMED Goiânia, como também, praticamente todos os seguros de saúde.

Ou seja, sim, a cirurgia na coluna por vídeo ainda é um tipo de procedimento que requer um investimento alto, considerando que os materiais ainda são importados de países como Alemanha e EUA.

No entanto, nos últimos anos, a USP (Universidade de São Paulo) vem estudando técnicas para diminuir os custos do procedimento, implementando aqui no Brasil.

Até porque, diversos especialistas afirmam o procedimento de cirurgia na coluna por vídeo pode resolver fila no SUS para doenças na coluna, como a hérnia de disco.

Então, se torna bem provável que daqui alguns anos, esse tipo de cirurgia tenha um custo menor aqui no Brasil.

Considerações finais

Se você tem interesse ou necessidade em realizar uma cirurgia endoscópica da coluna, saiba que esse procedimento pode trazer uma série de benefícios.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Dr. Aurélio Felipe Arantes

Especialista em Cirurgia de Coluna

Antes mesmo de se tornar médico, Dr. Aurélio Felipe Arantes sabia quão importante era respeitar as individualidades – muito disto se deve aos propósitos familiares e pela influência de seu pai, médico pediatra. Hoje, 10 anos após se especializar em Coluna Vertebral, mais do que nunca entende a necessidade de atender de forma individualizada, por isso procura explicar aos pacientes todos os assuntos técnicos inerentes à doença de forma simples e clara, transmitindo segurança e orientando sobre o melhor tratamento.