Na minha experiência enquanto ortopedista especialista em cirurgia de hérnia de disco, procuro manter um diálogo sempre aberto com meus pacientes, principalmente no que diz respeito aos sintomas iniciais de hérnia de disco.
E o motivo é muito simples: o diagnóstico precoce faz total diferença, que além de aumentar a eficácia do tratamento, ajuda a prevenir complicações mais graves na coluna vertebral.
Milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem ou sofrerão de hérnia de disco, e no Brasil, estima-se que haja 5,4 milhões de casos, destacando a relevância desse problema de saúde.
Se você vem sentindo uma dor nas costas persistente, o ideal é marcar logo uma consulta com um especialista, mas, para lhe ajudar, preparei esse material com todos os sintomas iniciais de hérnia de disco.
Assim, você tem as informações certas sobre quais sinais ficar atento e a respeito dos tratamentos possíveis para aliviar suas dores e ter de volta a sua vida!
O Que é Hérnia de Disco?
A hérnia de disco é caracterizada quando os discos entre as vértebras se deslocam, comprimindo assim as raízes nervosas próximas e causando muita dor.
Esses discos funcionam como almofadas entre as vértebras, e geralmente a hérnia de disco ocorre na região lombar e cervical da coluna.
Fatores de Risco
Vários fatores aumentam o risco de ter uma hérnia de disco: genética, má postura, pouco exercício e atividades que exigem muito da coluna, além do desgaste natural por conta do envelhecimento.
Principais Causas da Hérnia de Disco
Quando sabemos as principais causas da hérnia de disco, é possível tomar algumas medidas para evitar e tratar esse problema.
Confira abaixo alguns fatores que causam a hérnia de disco.
Envelhecimento e Degeneração dos Discos
À medida que envelhecemos, os discos entre as vértebras se desgastam.
Esse desgaste é natural, sendo uma das causas da hérnia de disco, pois, com a diminuição da elasticidade dos discos, eles ficam mais propensos a se machucarem.
Predisposição Genética
A predisposição genética é muito importante, onde quem tem familiares com problemas na coluna tem mais chances de ter hérnia de disco.
Estilo de Vida e Hábitos
Nossos hábitos diários impactam a saúde dos discos. Atividades como pegar peso de forma errada, não praticar exercícios, fumar e má postura podem levar à hérnia.
Por outro lado, fazer atividades físicas regularmente, manter uma boa postura e evitar o tabagismo nos protege contra esse problema.
Sintomas Iniciais de Hérnia de Disco
Os sintomas da hérnia de disco começam com dor forte na área, sendo de extrema importância que sejam diagnosticados o mais cedo possível.
Dor Intensa na Coluna
A dor forte nas costas geralmente aparece primeiro, e pode ser tão forte que impede você de fazer tarefas simples do dia a dia.
Irradiação da Dor para Outras Regiões
Às vezes, a dor pode irradiar para as pernas e pés, no caso de hérnia lombar. Agora, se hérnia for cervical, a dor pode irradiar para os braços.
Formigamento e Dormência
Outro sintoma é sentir formigamento e dormência, que pode ser constante ou aparecer de vez em quando.
Esses sinais geram uma dificuldade de movimentação e causam muito incômodo.
Fraqueza Muscular
Alguns pacientes também podem notar uma fraqueza muscular, decorrente muitas vezes da pressão nos nervos.
Essa fraqueza pode dificultar a realização de tarefas diárias simples, mostrando que é necessário consultar um médico rapidamente.
Diagnóstico Precoce
É essencial diagnosticar a hérnia de disco o quanto antes, e assim, dar início logo ao tratamento, evitando problemas futuros.
Na primeira consulta, o ortopedista avalia o histórico de saúde do paciente, além de fazer um exame físico completo, a fim de identificar a localização da dor e se há áreas pressionadas.
Exames Necessários
Para confirmar o diagnóstico, mais exames podem ser solicitados, onde a ressonância magnética é muito usada, pois mostra claramente o estado da hérnia.
Com base no resultado dos exames, o ortopedista poderá definir o tratamento mais adequado.
Tratamento Eficaz para Hérnia de Disco
O tratamento da hérnia de disco varia conforme a gravidade e necessidade de cada paciente, podendo incluir remédios, fisioterapia e, em casos graves, cirurgia.
Medicação e Infiltrações
Nos estágios iniciais, usa-se remédios como analgésicos e anti-inflamatórios com o objetivo de aliviar a dor e diminuir a inflamação.
Por sua vez, as infiltrações com corticosteroides ajudam no alívio rápido dos sintomas.
Fisioterapia
A fisioterapia é essencial para quem apresenta hérnia de disco, visando melhorar a força, a flexibilidade e a postura.
Exercícios específicos e técnicas como a terapia manual diminuem a dor.
Cirurgia em Casos Graves
Se os métodos anteriores não funcionarem, a cirurgia pode ser recomendada, como por exemplo, a microdiscectomia.
É um procedimento que consiste na remoção da parte da hérnia que pressiona os nervos, e na maioria dos casos, consegue eliminar a dor e melhorar a função física do paciente.
Conclusão
O diagnóstico precoce é a chave quando se trata de hérnia de disco, e o primeiro passo é estar atento aos sintomas iniciais de hérnia de disco.
Caso você observe alguns dos sintomas listados acima, não demore para buscar ajuda profissional, pois com o tratamento certo e tomando os cuidados necessários, é possível retomar suas atividades sem sentir dor.
Ressaltando mais uma vez: a prevenção é sempre o melhor remédio.
Portanto, adote hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, tente não sobrecarregar sua coluna, mantenha uma boa postura e evite o cigarro.
Esse é o melhor caminho para evitar a hérnia de disco, e caso você faça parte do grupo de risco, consulte imediatamente um especialista para evitar maiores complicações.