Muitos dos meus pacientes buscam tratamentos mais naturais para aliviar dores na coluna, e uma das minhas indicações é o uso de compressa para hérnia de disco.
Sejam compressas quentes ou frias, além da possibilidade de fazer em casa, ajudam a relaxar os músculos e melhorar a circulação, e com isso, a dor diminui.
No entanto, para alcançar resultados efetivos, é necessário saber aplicar corretamente a compressa para hérnia de disco, e é exatamente isso que abordarei aqui, além de descrever outros tipos de tratamento!
Compressa para Hérnia de Disco
As compressas ajudam a diminuir a dor da hérnia de disco, sejam quentes ou frias, e até mesmo alternadas.
Porém, é importante saber quando usar cada uma delas para alcançar melhores resultados.
Compressa Quente
A compressa quente relaxa os músculos e dilata os vasos sanguíneos, e ao melhorar a circulação, alivia a dor, principalmente em casos de tensão ou espasmos musculares.
Compressa Fria
Já a compressa fria diminui a inflamação e o inchaço, pois age reduzindo o fluxo sanguíneo para a área, o que alivia a dor. Após um episódio agudo de dor, é a mais indicada.
Vantagens
As compressas para hérnia de disco têm vantagens diferentes, a depender do tipo de compressa.
Enquanto a quente alivia a rigidez imediatamente, ótima para ser aplicada antes do exercício, a fria diminui o inchaço e a dor da primeira semana pós-lesão.
Embora ambas sejam eficazes, é necessário seguir as orientações do médico, especialmente quanto ao tempo de duração da aplicação.
Como Aliviar a Dor com Compressas
Como descrevi acima, as compressas ajudam a diminuir a dor da hérnia de disco, já que relaxam os músculos e reduzem a inflamação naturalmente.
Entretanto, é importante fazer da maneira correta, a fim de aproveitar ao máximo seus benefícios.
Aplicação de Compressas Quentes
No caso das compressas quentes, a recomendação é deixar a compressa na área dolorida por cerca de 20 minutos, resultando em um grande alívio de dor.
Aplicação de Compressas Frias
Já as compressas frias são indicadas no começo da inflamação pois diminuem o inchaço e a dor. Basta deixar a compressa por 20 minutos na região afetada.
Alternância entre Calor e Frio
Alternar entre quente e frio pode ser indicado em casos específicos, mas desde que essa seja a orientação do médico, de maneira a garantir que o tratamento seja eficaz e seguro.
O que é uma Hérnia de Disco
Agora que você conheceu os benefícios e como aplicar a compressa para hérnia de disco, convém relembrar o que é hérnia de disco.
É uma condição que ocorre quando parte do disco entre as vértebras se move, o que pode comprimir as raízes nervosas e causar dor forte.
Geralmente, a dor costuma irradiar para as pernas ou braços, dependendo de onde o disco está comprimindo.
Causas
As causas de hérnia de disco estão relacionadas à genética, envelhecimento, sobrepeso e más posturas.
Quando os discos começam a abaular ou a se projetar, pode dar origem à hérnia, bem como o desgaste natural dos discos.
Sintomas
Os sinais variam, sendo comum dor nas costas e nos membros, piorando com certos movimentos.
Você também pode sentir formigamento, fraqueza nos músculos, e ter dificuldade para se movimentar se tiver um abaulamento ou uma protrusão.
Diagnóstico
Diagnosticar precocemente a hérnia é chave para um tratamento eficaz, onde exames como ressonância magnética e tomografia ajudam para confirmar o diagnóstico.
Isso porque, mostram o estado dos discos e se há a presença de abaulamento ou protrusão. Com base no diagnóstico, o médico elabora um plano de tratamento de acordo.
Tratamentos Naturais para Hérnia de Disco
Tratar a hérnia de disco de forma natural é uma boa opção, evitando assim procedimentos mais invasivos e mais importante, ajuda a aliviar a dor.
As alternativas envolvem exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e a orientação de um ortopedista.
Importância da Atividade Física
Fazer exercícios regularmente ajuda a manter o peso e diminui a pressão sobre a coluna, como também melhora a circulação e fortalece os músculos.
Atividades como caminhada, natação e pilates são recomendadas, mas só devem ser feitas com orientação de um profissional.
Exercícios de Alongamento e Fortalecimento
Alongar e fortalecer os músculos são essenciais no tratamento conservador da hérnia, onde os alongamentos diminuem a tensão e aumentam a flexibilidade.
Já o fortalecimento fornece suporte para a coluna. Em ambos exercícios, é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta.
Indicação de um Ortopedista Especialista
O contato com um ortopedista é fundamental, pois ele personaliza o tratamento de acordo com o caso, além de indicar a fisioterapia e exercícios seguros.
Essa prática previne novas crises e traz mais conforto ao paciente.
Fisioterapia e Outros Tratamentos Conservadores
A fisioterapia é normalmente indicada no tratamento da hérnia de disco, particularmente no controle da dor e fortalecimento dos músculos.
Alguns métodos usam ação manual, como a técnica McKenzie e a tração.
Terapia Manual
Na terapia manual, os fisioterapeutas usam as mãos para pressionar os músculos e articulações, e ao melhorar a forma como o corpo se move, diminui a dor.
A osteopatia também é usada, focando no bem-estar por meio de toques em determinadas partes do corpo.
Técnica McKenzie
A técnica McKenzie se baseia em exercícios direcionados para a dor da hérnia de disco.
Por meio de um exercício individualizado, é possível fortalecer os músculos e a prevenir novas dores nas costas.
Uso da Mesa de Tração
A mesa de tração tem o objetivo de descomprimir os discos, aliviando a pressão e a dor, sendo bastante útil para dores fortes.
Os fisioterapeutas normalmente controlam a tração, tornando-a segura e eficaz.
Conclusão
A compressa para hérnia de disco é realmente eficaz, seja ela quente ou fria. Entretanto, antes de fazer a aplicação, é importante consultar seu médico.
Dessa forma, ele poderá lhe orientar melhor quanto à frequência e duração de cada aplicação, a fim de obter melhores resultados, sobretudo no alívio da dor.
Existem ótimos tratamentos naturais para hérnia de disco, como exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, no entanto, devem ser feitos sob a supervisão de um profissional, preferencialmente um fisioterapeuta.
Por fim, nunca negligencie uma dor na coluna, pois quanto antes for feito o diagnóstico e der início ao tratamento, a probabilidade de cura aumenta significantemente.