Tomografia Coluna Lombar Hérnia de Disco: É indicada?

tomografia-coluna-lombar-hernia-de-disco

Muitas pessoas se perguntam se a tomografia coluna lombar hérnia de disco é o exame necessário para identificar a hérnia de disco.

Embora seja um exame de imagem muitas vezes solicitado pelo médico especialista em coluna, não é o mais indicado para a hérnia de disco.

Se você foi diagnosticado com hérnia de disco, reunimos aqui as principais informações sobre o melhor exame para identificar a hérnia de disco, e se confirmada, iniciar o quanto antes o tratamento.

O que é hérnia de disco?

Antes de entender se a tomografia coluna lombar hérnia de disco é o exame mais indicado para detectar a hérnia de disco, vamos apenas resumir rapidamente o que é hérnia de disco.

Então, hérnia de disco é uma lesão que ocorre mais frequentemente na coluna lombar, mais precisamente no disco localizado entre a quarta e quinta vértebra lombar e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro.

Resultado do desgaste dos discos intervertebrais, o que comprime as raízes, o que provoca dores nas costas, que podem irradiar para a coxas, pernas e pés.

Quais são as causas de hérnia de disco?

A principal causa da hérnia de disco é a má postura, porém, outros fatores podem contribuir, por exemplo:

  • Fatores hereditários;

  • Sedentarismo;

  • Traumas;

  • Exercícios em excesso ou feitos de forma inadequada;

  • Idade;

  • Carregar objetos pesados com frequência;

  • Movimentos repetitivos.

Vale destacar que a hérnia de disco acomete mais as pessoas entre 30 e 50 anos.

No entanto, pode afetar jovens, especialmente quando há uma predisposição genética ou a adoção dos hábitos negativos listados acima.

Como é feito o diagnóstico da hérnia de disco?

O diagnóstico, realizado por um ortopedista especialista em coluna, leva em conta o histórico do paciente, os sintomas e o exame clínico.

Exames complementares como a tomografia coluna lombar hérnia de disco podem ser solicitados, a fim de determinar o tamanho da lesão e o local exato da lesão.

É essencial que o médico colete o máximo de informações sobre o paciente, como suas atividades em casa e no trabalho, se pratica atividades físicas, e assim, prescrever o tratamento mais eficaz.

Com a medicina ortopédica cada vez mais evoluída, a maioria dos casos de hérnia de disco é resolvida sem cirurgia.

O mais importante é conversar com seu médico e seguir todas as orientações.

Tomografia coluna lombar hérnia de disco: é indicada?

A tomografia coluna lombar hérnia de disco, assim como da coluna cervical ou lombar, pode ser usada sim, no entanto, não é o exame preferido.

É um exame que auxilia o ortopedista especialista em coluna para estudar a artrose, que é o desgaste que oc’orre na coluna e que pode causar dor.

Portanto, o exame mais indicado para identificar a hérnia de disco não é a tomografia, e sim a ressonância magnética.

Assim como a tomografia, a ressonância magnética pode ser feita na coluna lombar, dorsal e cervical

Apesar de não haver cura para a hérnia de disco, quanto antes for diagnosticada, é possível aliviar as dores do paciente e garantir uma melhor qualidade de vida, evitando que a doença evolua.

Compartilhar este post:

Dr. Aurélio Felipe Arantes

Dr. Aurélio Felipe Arantes

Dr. Aurélio é ortopedista especialista em coluna vertebral e possui ampla experiência na área. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRMGO 11500 – RQE 7219 - Clique e conheça mais!

Conheça Mais
Você vai gostar também