Muitas pessoas se perguntam se a tomografia coluna lombar hérnia de disco é o exame necessário para identificar a hérnia de disco.
Embora seja um exame de imagem muitas vezes solicitado pelo médico especialista em coluna, não é o mais indicado para a hérnia de disco.
Se você foi diagnosticado com hérnia de disco, reunimos aqui as principais informações sobre o melhor exame para identificar a hérnia de disco, e se confirmada, iniciar o quanto antes o tratamento.
Tomografia coluna lombar hérnia de disco: O que é hérnia de disco?
Antes de entender se a tomografia coluna lombar hérnia de disco é o exame mais indicado para detectar a hérnia de disco, vamos apenas resumir rapidamente o que é hérnia de disco.
Então, hérnia de disco é uma lesão que ocorre mais frequentemente na coluna lombar, mais precisamente no disco localizado entre a quarta e quinta vértebra lombar e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro.
Resultado do desgaste dos discos intervertebrais, o que comprime as raízes, o que provoca dores nas costas, que podem irradiar para a coxas, pernas e pés.
Tomografia coluna lombar hérnia de disco: Quais são as causas de hérnia de disco?
A principal causa da hérnia de disco é a má postura, porém, outros fatores podem contribuir, por exemplo:
- Fatores hereditários;
- Sedentarismo;
- Traumas;
- Exercícios em excesso ou feitos de forma inadequada;
- Idade;
- Carregar objetos pesados com frequência;
- Movimentos repetitivos.
Vale destacar que a hérnia de disco acomete mais as pessoas entre 30 e 50 anos.
No entanto, pode afetar jovens, especialmente quando há uma predisposição genética ou a adoção dos hábitos negativos listados acima.
Tomografia coluna lombar hérnia de disco: Como é feito o diagnóstico da hérnia de disco?
O diagnóstico, realizado por um ortopedista especialista em coluna, leva em conta o histórico do paciente, os sintomas e o exame clínico.
Exames complementares como a tomografía coluna lombar e hernia de disco podem ser solicitados, a fim de determinar o tamanho da lesão e o local exato da lesão.
É essencial que o médico colete o máximo de informações sobre o paciente, como suas atividades em casa e no trabalho, se pratica atividades físicas, e assim, prescrever o tratamento mais eficaz.
Com a medicina ortopédica cada vez mais evoluída, a maioria dos casos de hérnia de disco é resolvida sem cirurgia.
O mais importante é conversar com seu médico e seguir todas as orientações.
Tomografia coluna lombar hérnia de disco: é indicada?
A tomografia coluna lombar hérnia de disco, assim como da coluna cervical ou lombar, pode ser usada sim, no entanto, não é o exame preferido.
É um exame que auxilia o ortopedista especialista em coluna para estudar a artrose, que é o desgaste que ocorre na coluna e que pode causar dor.
Portanto, o exame mais indicado para identificar a hérnia de disco não é a tomografia, e sim a ressonância magnética.
Assim como a tomografia, a ressonância magnética pode ser feita na coluna lombar, dorsal e cervical
Apesar de não haver cura para a hérnia de disco, quanto antes for diagnosticada, é possível aliviar as dores do paciente e garantir uma melhor qualidade de vida, evitando que a doença evolua.
Referências
Imaging of the Spine: Techniques and Applications
https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-60254-2_2
Editorial on Special Issue “Spine Imaging: Novel Image Acquisition Techniques and Analysis Tools”