medico-ortopedista-especialista-coluna-goiania

Cirurgia para Escoliose

Cirurgia para escoliose: solução para as deformidades da coluna

Escoliose é uma deformação na coluna vertebral que afeta 3% da população mundial. Adolescentes com idade inferior a 15 anos compõe cerca de 85% desse grupo, principalmente meninas. A escoliose do adolescente pode afetar a região cervical, torácica ou lombar da coluna. Geralmente, essa doença costuma progredir e piorar durante o estirão do crescimento e, em alguns casos, o uso de colete ortopédico não consegue conter sua progressão.

Quando isso ocorre, ou seja, quando a curvatura da coluna continua evoluindo, chegando a 50 graus, é consenso entre a maioria dos ortopedistas especialistas em Coluna indicar cirurgia para escoliose. O procedimento visa realinhar a coluna, impedir a progressão da deformidade e melhorar a estética através da correção postural. Além disso, a cirurgia para escoliose pode prevenir ou tratar disfunções cardiorrespiratórias (devido à deformação progressiva do tórax), dor crônica, problemas neurológicos, etc.

Embora a cirurgia para escoliose possa ser realizada em crianças e adultos, a intervenção precoce, ainda na adolescência, após a fase de crescimento acelerado, pode ser o momento mais adequado para conter a progressão nos casos mais graves e, assim, oferecer mais qualidade de vida para o paciente no futuro. Normalmente, a cirurgia para escoliose é capaz de reduzir de 50% a 70% da deformidade.

Cirurgia para escoliose: como o procedimento é feito?

cirurgia para a escoliose é a artrodese do segmento acometido, podendo estar associada a osteotomias e correção da deformidade. Durante o procedimento, o ortopedista especialista em Coluna faz a “fusão” dos ossos, realinhando e fixando as vértebras afetadas pela deformação. Além do uso de enxerto, o médico especialista em Coluna também recorre a implantes metálicos, como hastes e parafusos para manter o alinhamento da coluna enquanto acontece a consolidação da artrodese.

As hastes utilizadas durante a cirurgia para escoliose, geralmente, são permanentes – não precisam ser removidas após o procedimento. Para realizar essa técnica, a equipe médica pode levar de 3 a 12 horas. O tempo gasto durante a cirurgia para escoliose dependerá da gravidade da curvatura e da quantidade de vértebras que serão fundidas.

Como é o pós-operatório da cirurgia para escoliose?

Em geral, o paciente que passa pela cirurgia para correção de escoliose consegue voltar às atividades normais após duas ou três semanas, desde que não envolvam esforço físico. Para que o indivíduo operado volte a praticar esportes de contato físico, é preciso haver a consolidação total da artrodese (fusão) da coluna – esse tempo varia, sendo em média de seis meses. Para outras atividades esportivas, sem contado físico, o retorno pode acontecer após quatro ou seis meses.

Mais uma vez é importante ressaltar que esse tempo de recuperação varia de paciente para paciente. Assim, antes de voltar a praticar qualquer tipo de esporte, é crucial fazer uma avaliação com o ortopedista especialista em Coluna.

Vantagens de realizar a cirurgia para escoliose na adolescência

Coluna mais flexível: normalmente, na adolescência o corpo é mais flexível. O mesmo ocorre com a coluna, o que facilita a correção da curvatura e o realinhamento. Geralmente, quando mais flexível for a coluna, maior será a correção.

Autoestima: conforme a escoliose progride, a gibosidade dorsal vai se tornado mais visível. Com isso, o tronco pode parecer deslocado lateralmente em relação aos quadris, um seio pode ficar mais ressaltado que o outro, o quadril se torna assimétrico, etc. Essas alterações podem causar baixa autoestima.

Recuperação rápida: na adolescência, a recuperação pode ser mais rápida e existe, ainda, menores chances de uma complicação após a cirurgia.

Lembrando que a cirurgia para escoliose só pode ser feita após indicação do ortopedista especialista em Coluna, quando a curvatura da coluna atinge grau alto e progressivo.

Conheça todas as condições Médicas tratadas

COE - St. Bela Vista

(62) 3089-0978

Ortotrauma - Coimbra

(62) 3291-3755

Teleconsulta

Doctoralia

Desenvolvido por QMIX Digital. Todos os direitos reservados.