A cirurgia de hérnia de disco a laser é uma novidade fantástica na ortopedia, especialmente em razão de ser uma forma de tratamento minimamente invasiva.
No entanto, como não são todos os pacientes que são candidatos a essa técnica, busco sempre analisar cuidadosamente caso a caso e então propor a abordagem terapêutica mais adequada.
Um dos diferenciais desse método é a recuperação mais rápida e a redução de complicações, mas reforçando novamente, apenas o médico será capaz de determinar a viabilidade ou não da cirurgia.
Se é a primeira vez que você está ouvindo falar em cirurgia a laser para tratar hérnia de disco, preparei um conteúdo especial mostrando todos os detalhes.
Boa leitura!
O que é uma Hérnia de Disco?
Uma hérnia de disco é uma condição que atinge a coluna vertebral, que consiste na deterioração ou desidratação de um disco intervertebral devido a uma grande pressão, fazendo com que o núcleo do disco danificado se desloque.
Esse problema gera dor na coluna de níveis variados, sendo uma das principais causas de dor lombar, acometendo muitas pessoas no Brasil e no mundo.
Tratamentos Convencionais da Hérnia de Disco
Existem várias opções de tratamento para hérnia de disco, e geralmente a fisioterapia é o começo, com a finalidade de fortalecer os músculos, melhorar a mobilidade e diminuir a dor.
Medicações para dor também são usadas, como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, eficazes para um alívio rápido e controlar os sintomas.
Agora, em casos mais graves, a cirurgia de hérnia de disco pode ser necessária, por exemplo, quando há danos nos nervos ou incontinência urinária.
Há também técnicas mais suaves, como a microcirurgia, indicadas para esses casos mais delicados, contudo, é importante frisar que a decisão pela cirurgia vem após tentativas sem sucesso com tratamentos mais conservadores.
Enfim, a união dessas abordagens forma um amplo leque de possibilidades de tratamento, proporcionando ao paciente acesso a um plano de cuidados personalizado para suas necessidades.
Cirurgia de Hérnia de Disco a Laser
A Nucleoplastia Percutânea por Laser Eutérmico (PDCT) é uma técnica avançada e menos invasiva para tratar a hérnia de disco, que consiste em colocar uma fibra ótica com o auxílio de uma agulha, até alcançar o disco intervertebral lesionado.
Esse método usa raio-x para garantir uma maior precisão durante o procedimento. O laser de baixa temperatura não só alivia a dor, como também ajuda na regeneração do disco.
O Procedimento
A PDCT é realizada por um ortopedista treinado e qualificado, e como dito acima, com a ajuda do raio-x, há a introdução da agulha no disco.
Em seguida, um feixe de laser remove a parte da hérnia que está pressionando o nervo, ajudando na sua recuperação e no crescimento do anel fibroso.
Vantagens da Técnica a Laser
As vantagens incluem uma recuperação mais rápida, menor risco de danos aos nervos ao redor e ser um procedimento que não requer internação.
Após o procedimento, o paciente sente menos dor e volta logo às suas atividades normais.
Indicações para Cirurgia a Laser
A cirurgia é indicada para quem não melhorou com tratamentos convencionais ou para casos em que a dor persiste.
Um ortopedista, após avaliar o tipo de hérnia, bem como se há algum risco para o paciente tomar medicamentos para dor, ele decide se é hora de fazer essa operação.
Benefícios da Cirurgia a Laser
A cirurgia a laser para tratar hérnia de disco proporciona uma série de vantagens, visto que sua tecnologia avançada facilita os procedimentos e a recuperação dos pacientes.
Recuperação Rápida
Como citei antes, uma das maiores vantagens é a rápida recuperação, onde os pacientes retornam às suas atividades normais em um período muito mais curto e melhor, sem muito incômodo.
Isso acontece porque a cirurgia é realizada sem a necessidade de internação e uso de remédios fortes, o que contribui para uma recuperação mais tranquila.
Menor Risco de Complicações
Outro ponto positivo é que o risco de infecções e complicações é baixo. Graças ao método ser minimamente invasivo, os tecidos ao redor não sofrem danos grandes, trazendo mais segurança.
Riscos e Considerações
Apesar de todos benefícios, a cirurgia não está livre de riscos, logo, é necessário que os pacientes entendam as possíveis complicações antes de decidir se operar.
Riscos da Cirurgia a Laser
Os riscos da cirurgia a laser incluem infecções, complicações no pós-operatório, e danos a nervos. Embora raros, esses problemas não devem ser ignorados e precisam ser discutidos com o médico.
Também é importante lembrar que os resultados do tratamento variam de pessoa para pessoa.
Importância de um Especialista
É imprescindível escolher um especialista em cirurgia de hérnia de disco a laser, especialmente na questão da redução dos riscos e uma recuperação mais eficiente.
E o conhecimento técnico do médico é chave para o sucesso do tratamento, não só na eficácia da cirurgia em si, como também no acompanhamento após o procedimento, considerando as necessidades individuais de cada paciente.
Conclusão
A cirurgia a laser é considerada uma das técnicas mais inovadoras quando se trata de problemas de hérnia de disco.
Ela é eficaz e segura, diminuindo a dor com um processo menos invasivo, que se traduz por uma recuperação mais rápida, permitindo aos pacientes voltarem às suas rotinas em menos tempo.
Antes de decidir pela cirurgia, é importante avaliar seus prós e contras, e o primeiro passo é conversar com um especialista para entender se essa opção é a melhor para você.
Um profissional guiará você do começo ao fim do processo, garantindo o máximo de segurança.