Para tratar a dor na coluna, o primeiro passo consiste em como diagnosticar hérnia de disco, e assim, descartar outras condições.
Enquanto ortopedista especialista em cirurgia de hérnia, gosto sempre de explicar aos meus pacientes que a coluna vertebral é composta por vértebras e discos, e que os discos agem como almofadas entre as vértebras.
No caso da hérnia de disco em particular, ocorre quando esses discos se desgastam e pressionam as raízes nervosas, que geralmente estão localizadas na área lombar e cervical.
O ideal é que, ao perceber dores mais intensas na coluna, consultar o mais breve possível um especialista, a fim de evitar que o quadro se agrave.
Se você está desconfiando de uma hérnia de disco, preparei esse material explicando de uma forma simples os principais sintomas, como é feito o diagnóstico hérnia de disco e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos.
Aproveite e tire suas dúvidas!
O que é Hérnia de Disco e Seus Sintomas
A hérnia de disco é comum, sobretudo entre pessoas de meia-idade.
É uma condição que surge quando os discos intervertebrais se desgastam ou se deslocam, pressionando então os nervos da coluna.
O que são Discos Intervertebrais?
Os discos intervertebrais estão localizados entre as vértebras. São como uma espécie de gelatina, ajudando na mobilidade na absorção de choques.
Entretanto, com o tempo, podem se desgastar e causar a hérnia.
Principais Sintomas das Hérnias de Disco
Os sintomas hérnia de disco variam e incluem:
- Dor forte nas costas que irradia para os braços ou pernas;
- Formigamento e falta de sensibilidade nas pontas dos dedos;
- Músculos fracos, o que dificulta alguns movimentos.
Dependendo da localização da hérnia, os os sintomas podem ser diferentes:
- Hérnia cervical: Dores no pescoço que se espalham pelos braços, como também pode haver desequilíbrios e problemas ao urinar;
- Hérnia lombar: Dor na base das costas que se estende pelas pernas, podendo causar dificuldades de locomoção.
É essencial identificar cedo os sinais da hérnia de disco para iniciar o quanto antes o tratamento, principalmente para aliviar a dor nas costas.
Como Diagnosticar Hérnia de Disco
Para diagnosticar uma hérnia de disco, o médico inicia com uma detalhada avaliação, verificando as queixas do paciente e se há problemas de movimento.
Exame Neurológico e Avaliação Clínica
O médico realiza testes neurológicos para checar reflexos, músculos, sensibilidade e como está a coordenação.
Com isso, ele procura sinais de nervos comprometidos, o que sugere hérnia de disco.
Exames de Imagem
Para confirmar o diagnóstico, o médico solicita exames hérnia de disco, como raio-X, tomografia e ressonância magnética.
O raio-X ajuda a afastar outras doenças da coluna. Já a tomografia fornece uma visão mais clara da coluna.
Mas a ressonância magnética é o melhor, pois mostra com detalhes os discos da coluna. Assim, é possível saber exatamente onde e o tamanho da hérnia.
A precisão desses exames é muito importante, por isso, precisam ser feitos por especialistas e de forma correta.
Tratamento Não Cirúrgico
O tratamento sem cirurgia para a hérnia de disco ajuda a diminuir a dor e a melhorar a movimentação, que é feito comuma combinação de remédios e terapias alternativas.
Na maioria dos casos, as pessoas se sentem melhor em um mês.
Medicamentos e Analgésicos
Medicamentos que reduzem a dor e a inflamação são comuns no tratamento hérnia de disco, como analgésicos e antiinflamatórios.
Relaxantes musculares também podem ser usados para aliviar a tensão nos músculos. Com repouso e estes remédios, os sintomas muitas vezes melhoram bastante.
Fisioterapia
A fisioterapia para hérnia de disco é fundamental para quem prefere não operar, pois ao fortalecer os músculos próximos à coluna, ajuda a corrigir a postura e aumentar a flexibilidade.
Os exercícios são elaborados individualmente para cada paciente, e a acupuntura também pode ser integrada ao tratamento, aliviando a dor e ajudando na cura.
Tratamento Cirúrgico
Alguns pacientes não melhoram com o tratamento conservador em até 12 semanas. Para eles, a cirurgia hérnia de disco se torna uma opção, trazendo alívio para quem apresenta dor forte e contínua.
Microdiscectomia
A microdiscectomia é uma cirurgia comum para hérnia de disco, que consiste na remoção da parte do disco que está pressionando os nervos.
É uma técnica que causa poucos danos, o que reduz a dor depois da cirurgia.
Artrodese Lombar
Em alguns casos, mesmo após tentar outros tratamentos, a dor lombar não some, onde a artrodese lombar é uma solução.
Tem o objetivo de deixar imóvel a parte da coluna que está doendo, tendo um impacto positivo na melhora dos sintomas.
A microdiscectomia e a artrodese lombar são formas avançadas de cirurgia para hérnia de disco, e ambas ajudam a melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes.
Conclusão
A hérnia de disco requer uma atenção especial, sendo indispensável um diagnóstico preciso, com exames neurológicos e de imagem.
A partir dos resultados, o médico pode determinar o melhor tratamento, seja ele cirúrgico ou não, dependendo da gravidade do quadro.
Agir para prevenir a hérnia é tão importante quanto o tratamento, que envolve manter a saúde em dia, fazer exercícios, alongar e fortalecer os músculos, além de manter uma boa postura.
Tomar esses cuidados hérnia de disco ajudam na prevenção e mais importante, melhora a saúde geral.