Primeiramente, não existem cadeiras ortopédicas para coluna, e sim cadeiras ergonômicas, que promovem um maior conforto para a coluna.
Hoje em dia, você encontra uma variedade de modelos, com o objetivo de atender às necessidades individuais de cada pessoa.
Vale lembrar que muitas das queixas de pacientes em consultório de ortopedista especialista em coluna são dores relacionadas à má postura, onde as cadeiras ergonômicas ajudam bastante.
Portanto, se a sua dúvida é se as cadeiras ortopédicas para as costas funcionam, reunimos aqui tudo o que você precisa saber!
Cadeiras ortopédicas para coluna: funciona?

Como já mencionado, você não encontra cadeiras ortopédicas, mas cadeiras ergonômicas, que são projetadas para que os usuários mantenham uma postura adequada durante suas atividades.
A maioria das dores na coluna são decorrentes de uma postura inadequada, especialmente entre pessoas que passam longos períodos na posição sentada.
As cadeiras ergonômicas já eram uma realidade nos escritórios, e se tornou indispensável para pessoas que trabalham em home office, o que aumentou bastante com a pandemia da Covid-19.
Para você que trabalha muito tempo sentado, confira, a seguir, como escolher uma cadeira para evitar dores na coluna e outras lesões.
Como escolher uma cadeira ergonômica?
No momento de escolher uma cadeira, agora já sabe que não vai procurar por cadeiras ortopédicas para coluna, e sim por cadeira ergonômica.
É importante estar atento a alguns detalhes, pois é o que vai garantir que você mantenha uma postura adequada e por consequência, evitar dores na coluna.
Por isso, selecionamos abaixo o que levar em conta na hora de escolher a melhor cadeira:
- Permitir ajustes na altura e profundidade;
- Apoio para a coluna lombar e dorsal;
- Apoio para o pescoço;
- Os joelhos devem estar a 90º em relação ao solo;
- Os pés devem ficar apoiados no chão;
- A altura dos braços deve ser regulável, de forma que os seus braços estejam em um ângulo de 90º com o teclado do computador;
- Cadeiras com cinco rodízios reforçam a estabilidade.
O ideal é que o suporte da cadeira seja ajustável e permita os movimentos para frente e para trás, de forma que o encosto se adapte perfeitamente às suas costas.
Além disso, é importante considerar o perfil do usuário e a função exercida.
Quais os benefícios das cadeiras ortopédicas para a coluna?
Estudos mostram que a dor nas costas é um dos problemas que mais afetam os trabalhadores em todo o mundo, uma vez que permanecer muito tempo sentado em cadeiras inapropriadas pode causar sérios problemas na coluna, a médio e longo prazo.
Exatamente por isso que é importante ter uma cadeira que promova o conforto e o bem-estar, e esse é o objetivo das cadeiras ortopédicas para coluna, ou melhor, das cadeiras ergonômicas.
Ao passar muitas horas sentado, isso pode aumentar a pressão nos discos invertebrais, nos joelhos e em toda a musculatura da coluna lombar.
Conclusão
Dessa forma, a cadeira ergonômica permite a manutenção de uma boa postura, reduzindo essa pressão e aliviando o desconfortoe as dores na coluna.
Além disso, um maior conforto se reflete em mais produtividade e claro, uma melhor qualidade de vida.
Agora, mesmo optando por uma cadeira ergonômica e se você continuar a sentir dores na coluna, a dica é consultar um ortopedista especialista em coluna, a fim de fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
Referências
Low Back Pain: Mechanisms, Diagnosis, and Treatment” de James J. Yue, et al.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2768290/
Ergonomics for Therapists” de Karen Jacobs, et al.
https://kupdf.net/download/jackobs-2008-ergonomics-for-therapists_5b05ab70e2b6f53b41cdfb44_pdf