Cadeiras Ortopédicas para Coluna: Como comprar corretamente?

cadeiras-ortopedicas-para-coluna

Primeiramente, não existem cadeiras ortopédicas para coluna, e sim cadeiras ergonômicas, que promovem um maior conforto para a coluna.

Hoje em dia, você encontra uma variedade de modelos, com o objetivo de atender às necessidades individuais de cada pessoa.

Vale lembrar que muitas das queixas de pacientes em consultório de ortopedista especialista em coluna são dores relacionadas à má postura, onde as cadeiras ergonômicas ajudam bastante.

Portanto, se a sua dúvida é se as cadeiras ortopédicas para as costas funcionam, reunimos aqui tudo o que você precisa saber!

Cadeiras ortopédicas para coluna: funciona?

Como já mencionado, você não encontra cadeiras ortopédicas para coluna, mas cadeiras ergonômicas, que são projetadas para que os usuários mantenham uma postura adequada durante suas atividades.

A maioria das dores na coluna são decorrentes de uma postura inadequada, especialmente entre pessoas que passam longos períodos na posição sentada.

As cadeiras ergonômicas já eram uma realidade nos escritórios, e se tornou indispensável para pessoas que trabalham em home office, o que aumentou bastante com a pandemia da Covid-19.

Para você que trabalha muito tempo sentado, confira, a seguir, como escolher uma cadeira ortopédica para evitar dores na coluna e outras lesões.

Como escolher uma cadeira ergonômica?

No momento de escolher uma cadeira, agora já sabe que não vai procurar por cadeiras ortopédicas para coluna, e sim por cadeira ergonômica.

É importante estar atento a alguns detalhes, pois é o que vai garantir que você mantenha uma postura adequada e por consequência, evitar dores na coluna.

Por isso, selecionamos abaixo o que levar em conta na hora de escolher a melhor cadeira:

  • Permitir ajustes na altura e profundidade;

  • Apoio para a coluna lombar e dorsal;

  • Apoio para o pescoço;

  • Os joelhos devem estar a 90º em relação ao solo;

  • Os pés devem ficar apoiados no chão;

  • A altura dos braços deve ser regulável, de forma que os seus braços estejam em um ângulo de 90º com o teclado do computador;

  • Cadeiras com cinco rodízios reforçam a estabilidade.

O ideal é que o suporte da cadeira seja ajustável e permita os movimentos para frente e para trás, de forma que o encosto se adapte perfeitamente às suas costas.

Além disso, é importante considerar o perfil do usuário e a função exercida.

Quais os benefícios das cadeiras ortopédicas para a coluna?

Estudos mostram que a dor nas costas é um dos problemas que mais afetam os trabalhadores em todo o mundo, uma vez que permanecer muito tempo sentado em cadeiras inapropriadas pode causar sérios problemas na coluna, a médio e longo prazo.

Exatamente por isso que é importante ter uma cadeira que promova o conforto e o bem-estar, e esse é o objetivo das cadeiras ortopédicas para coluna, ou melhor, das cadeiras ergonômicas.

Ao passar muitas horas sentado, isso pode aumentar a pressão nos discos invertebrais, nos joelhos e em toda a musculatura da coluna lombar.

Conclusão

Dessa forma, a cadeira ergonômica permite a manutenção de uma boa postura, reduzindo essa pressão e aliviando o desconforto e as dores na coluna.

Além disso, um maior conforto se reflete em mais produtividade e claro, uma melhor qualidade de vida.

Agora, mesmo optando por uma cadeira ergonômica e se você continuar a sentir dores na coluna, a dica é consultar um ortopedista especialista em coluna, a fim de fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

Compartilhar este post:

Dr. Aurélio Felipe Arantes

Dr. Aurélio Felipe Arantes

Dr. Aurélio é ortopedista especialista em coluna vertebral e possui ampla experiência na área. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRMGO 11500 – RQE 7219 - Clique e conheça mais!

Conheça Mais
Você vai gostar também