Artroplastia da coluna em Goiânia: o que é e onde fazer?

artroplastia

Artroplastia da coluna em Goiânia consiste na substituição de um ou mais discos desgastados por uma prótese, que pode ser feita de metal ou polietileno.

Por meio desse método é possível preservar os movimentos fisiológicos (movimento de extensão, flexão e rotação do pescoço) do segmento operado e, ainda, manter a altura discal e estabilidade da coluna.

Hoje em dia a artroplastia é uma alternativa à artrodese, mas geralmente o ortopedista especialista em Coluna indica para casos em que a deterioração do disco não é tão avançada.

Além de preservar a mobilidade natural da coluna e restaurar a altura discal, a artroplastia da coluna também visa reduzir as dores nas costas, diminuir a degeneração e a sobrecarga nos discos adjacentes à cirurgia e, também, oferecer mais qualidade de vida ao paciente, pois a recuperação costuma ser rápida.

A Artroplastia da coluna em Goiânia é uma técnica relativamente nova e moderna, sendo cada vez mais utilizada e garantindo na maioria das vezes resultados satisfatórios, cerca de 90% de sucesso.

Quando a artroplastia da coluna é indicada?

Em primeiro lugar, a artroplastia da coluna pode ser feita na coluna cervical ou lombar, sendo utilizada para tratar diversas condições como:

Como o ortopedista especialista em Coluna faz a artroplastia da coluna?

Em segundo lugar, quando a artroplastia da coluna é realizada na cervical, o ortopedista especialista em Coluna faz uma pequena incisão (corte) na parte da frente (região anterior) do pescoço, momento em que retira totalmente o disco cervical desgastado.

A seguir, o médico insere um disco artificial (prótese) que pode ser feito de metal ou polietileno.

Veja também sobre Artrodese da coluna

A artroplastia cervical tem como objetivo imitar as funções de um disco normal, como amortecer impactos e permitir o movimento.

Quando a artroplastia é realizada na lombar, uma incisão é feita no abdômen. Diferente da artroplastia cervical, onde a incisão é feita na região anterior do pescoço.

Após isso, o ortopedista especialista em Coluna insere as próteses. Geralmente, de 1 até 3 discos são substituídos por próteses.

Em síntese, todo o procedimento é similar a artroplastia da cervical.

Pós-operatório da artroplastia da coluna

Após o procedimento, embora a resposta ao tratamento seja individual, depois de 24h, por exemplo, o paciente consegue caminhar sem o auxílio de andadores ou muletas.

O tempo de recuperação é individual, mas geralmente costuma ser rápido. Em Em suma, o ortopedista especialista em coluna também pode indicar fisioterapia após o paciente se recuperar do procedimento.

 

Compartilhar este post:

Dr. Aurélio Felipe Arantes

Dr. Aurélio Felipe Arantes

Dr. Aurélio é ortopedista especialista em coluna vertebral e possui ampla experiência na área. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRMGO 11500 – RQE 7219 - Clique e conheça mais!

Conheça Mais
Você vai gostar também