A Artroplastia da coluna em Goiânia consiste na substituição de um ou mais discos desgastados por uma prótese, que pode ser feita de metal ou polietileno.
Por meio desse método é possível preservar os movimentos fisiológicos (movimento de extensão, flexão e rotação do pescoço) do segmento operado e, ainda, manter a altura discal e estabilidade da coluna.
Hoje em dia a artroplastia é uma alternativa à artrodese, mas geralmente o ortopedista especialista em Coluna indica para casos em que a deterioração do disco não é tão avançada.
Além de preservar a mobilidade natural da coluna e restaurar a altura discal, a artroplastia da coluna também visa reduzir as dores nas costas, diminuir a degeneração e a sobrecarga nos discos adjacentes à cirurgia e, também, oferecer mais qualidade de vida ao paciente, pois a recuperação costuma ser rápida.
A Artroplastia da coluna em Goiânia é uma técnica relativamente nova e moderna, sendo cada vez mais utilizada e garantindo na maioria das vezes resultados satisfatórios, cerca de 90% de sucesso.
Quando a artroplastia da coluna é indicada?
Em primeiro lugar, a artroplastia da coluna pode ser feita na coluna cervical ou lombar, sendo utilizada para tratar diversas condições como:
- Hérnias de disco;
- Estenose foraminal;
- Estenose do canal;
- Espondilodiscoartrose;
- Dor intratável por meio de métodos conservadores, dentre outras.
Como o ortopedista especialista em Coluna faz a artroplastia da coluna?

Em segundo lugar, quando a artroplastia da coluna é realizada na cervical, o ortopedista especialista em Coluna faz uma pequena incisão (corte) na parte da frente (região anterior) do pescoço, momento em que retira totalmente o disco cervical desgastado.
A seguir, o médico insere um disco artificial (prótese) que pode ser feito de metal ou polietileno.
Veja também sobre Artrodese da coluna
A artroplastia cervical tem como objetivo imitar as funções de um disco normal, como amortecer impactos e permitir o movimento.
Quando a artroplastia é realizada na lombar, uma incisão é feita no abdômen. Diferente da artroplastia cervical, onde a incisão é feita na região anterior do pescoço.
Após isso, o ortopedista especialista em Coluna insere as próteses. Geralmente, de 1 até 3 discos são substituídos por próteses.
Em síntese, todo o procedimento é similar a artroplastia da cervical.
Pós-operatório da artroplastia da coluna
Após o procedimento, embora a resposta ao tratamento seja individual, depois de 24h, por exemplo, o paciente consegue caminhar sem o auxílio de andadores ou muletas. O tempo de recuperação é individual, mas geralmente costuma ser rápido. Em suma, o ortopedista especialista em coluna também pode indicar fisioterapia após o paciente se recuperar do procedimento.
Referências
Orthopaedic Knowledge Update: Spine 4″ de Alexander R. Vaccaro, Richard G. Fessler
https://www.goodreads.com/author/list/206626.Alexander_R_Vaccaro
Spinal Disorders: Diagnosis and Treatment